domingo, 23 de dezembro de 2007

Franscisco Relógio




Francisco Relógio nasceu em 1926, no Baixo Alentejo, em Vila Verde de Ficalho. Colaborou em diversas exposições de Arte Moderna, em Portugal e no estrangeiro. Esteve representado nas exposições organizadas pela Galeria de Arte do Casino do Estoril, nomeadamente na exposição “Homenagem a António Inverno” e também na Galeria de S. Bento (Lisboa), no “Group Surrealist Exhibition (Ohio, E.U.A.) e na exposição internacional (“Surrealismo e Pintura Fantástica”) organizada por Mário Cesariny. Expôs com Artur Bual e António Araújo nas Galerias Pórtico e Tempo; realizou exposições individuais no Porto, Lisboa, Almada, Lourenço Marques (Maputo), Madrid, etc. Foi organizador e colaborador da “I Exposição de Desenho Moderno da Casa da Imprensa” (Lisboa) e das Exposições Itinerantes de Arte Moderna (1957-1960).
"Em 1963 dedicou-se à pintura mural e ao estudo do azulejo, executando, entre outros, um painel gravado em mármore, de grandes dimensões, para o Banco Nacional Ultramarino em Lourenço Marques (Maputo). Realizou, a partir desta data, painéis de azulejos para várias entidades em diferentes regiões do país.Também executou cartões para tapeçarias. Esteve representado no “I Simpósio Internacional de Azulejaria” organizado por Santos Simões, na F.C.G. e na Exposição Internacional de Cerâmica no “Victoria and Albert Museum” em Londres. Dirigiu uma peça na Casa da Comédia, em Lisboa (“Cartas de Soror Mariana”) e colaborou em espectáculos no T.E.P. (Porto), T.E.C. (Cascais) e no CITAC (Coimbra). Executou uma cortina para o Teatro Monumental (Lisboa) e realizou cenários e figurinos para o “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, que representou Portugal na Expo-70 (Osaka - Japão). Ilustrou textos de escritores e poetas portugueses.
Está representado no Museu Nacional de Arte Contemporânea e em diversas colecções nacionais e estrangeiras. Faleceu em 1997."

fonte: http://www.cps.pt/

Eu recebi uma edição mega ultra chulada de 700 exemplares apenas. Uma serigrafia em edição especial que ultrapassa as largas centenas de contos... tirei foto ao rótulo da garrafa, que é identico ( ou nao... ) á serigrafia, pois não quero estragar algo com tamanha beleza....



Um comentário:

Rute disse...

Por acaso não gosto muito do tipo! MAs do vinho.... Ahhh do vinho já gosto! =D